sábado, 9 de abril de 2011

Reflexões acerca de um Espírito de Porco

Amados leitores!

Imagino que vocês devem estar estranhando o título do post, mas é algo que eu PRECISAVA dividir com vocês, para que NINGUÉM siga o exemplo desse cara, porque pior que pobreza material é a pobreza de espirito!

A história começou assim...

Um cidadão me mandou um email me perguntando se eu conhecia algum professor dos cursos e prontamente respondi-lhe as informações que tinha e sugeri que ele entrasse em contato para descobrir quem integra o corpo docente dos cursos... Nada anormal, porque todo mundo que me manda email, SABE que eu faço questão de responder com extrema boa vontade e até peço desculpas a alguém se fui ríspida em alguma colocação ou mesmo muito informal, mas juro que não é por preguiça não, muitas vezes eu quero responder rapidamente e o tempo é escasso.

Ai, numa tréplica de me agradecer pela informação e tal, o cidadão me sai com essa pérola suína...

"Conheci teu blog hoje e me pergunto qual é a tua motivação em dar tantas dicas sobre um processo que você mesma está concorrendo.
Acredito que nesse teste não existe concorrentes, mas mesmo assim acho engraçado você dividir tanto conhecimento."

Eu nem me dignei a responder pessoalmente o serzinho, mas fiquei tão indignada que resolvi fazer algo bom para ele. Expor aqui o seu pensamento pequeno e medíocre. De todos os emails que eu já recebi, NUNCA vi algo tão mesquinho! Infelizmente ele não será o primeiro nem o último ser a pensar assim.  Espero que sinceramente ele entenda que a grandiosidade e a generosidade nada têm a ver com fraqueza e inferioridade!

Aí já vai ter gente que vai soltar assim "Ui... Já ficou ofendida a menina!". Lhes digo com toda a sinceridade que não é esse o caso, pois o que me intrigou mais foi esse tom velado de escárnio, do tipo... "É uma idiota! No concurso mais dificil do país, ela dá um montão de dicas para seus concorrentes... Essa vai comer poeira!"

O CARA QUE SE DÁ AO TRABALHO DE ME ESCREVER ISSO É OU NÃO É O TÍPICO ESPÍRITO DE PORCO MINHA GENTE!!!

Para esse dito cujo, devo esclarecer uma coisinha: com esse pensamento pequeno, não se vai a lugar algum. Sem chance querido... A vida é bem sábia... E que ambiguidade na segunda frase! Só faltou me dizer assim: sou uma pessoa sem quaisquer escrúpulos, fui claro?

E já que estamos falando em clareza, vamos botar uns pingos nos is... Embora seja até meio bobo escrever sobre isso como se eu devesse satisfações, mas quando estou meio puta com alguma coisa e dou a escrever, queridos... Podem contar com tiradas bem nevrálgicas e sem piedade, igual dor de ciático...

PORQUE ESCREVO ESTE BLOG: por lazer e por prazer...

Sentem que lá vem história lindos porque vou abrir um pouquinho do meu coração para vocês! Dentre os vários ramos das artes, eu sou uma daquelas pessoas que descobriu na leitura e principalmente na escrita o  prazer e o refúgio. Minha casa é uma verdadeira biblioteca e tenho que ser tirada quase a força de livrarias! É sério! Não tenho o costume de falar da minha vida privada, mas na minha adolescência, por aqueles velhos e tão presentes problemas de aceitação, numa época que nem se cogitava o tal do bullying, resolvi me autoexilar na biblioteca do colégio onde estudava. Cansei de ser vista sozinha no pátio, como se implorasse por migalhas de atenção. Era humiliação demais para mim.

Não tendo absolutamente nada a perder, resolvi fazer algo útil da minha vida, acrescentando cultura e suprindo de certo modo a solidão e o desprezo tão característico dessa fase. Foram 4 anos (dos 12 aos 16) e li quase todos livros dos autores infanto-juvenis da época (alguém se lembra da coleção vaga-lume e da coleção veredas?). Fiz do saudável hábito de ler jornais algo sagrado que cultivo até hoje! Nunca li tanto como eu lia naquela época!

Fechando o parenteses e voltando...

É redundante dizer, mas o principal motivo pelo qual eu decidi fazer esse blog foi para ter uma história. Aliás, escolhi a carreira diplomática por essa mesma razão. Eu quero num futuro não tão longinquo, olhar para trás e ver quantas coisas, pessoas, experiências que eu conheci e vivencei, mesmo com todos os reveses, abrindo mão de tanta coisa, em nome de uma causa, mas sem se arrepender jamais! Talvez vocês não acreditem, mas não tenho a menor pretensão de me aposentar. Nem quando eu entrar na compulsória! Nem que eu seja a responsável por levar um bolinho para o chá da tarde! Os chiquérrimos que já são diplomatas (sim, eles me leem também!), avisem os chefes aí que vou dar trabalho (risos).

Faço esse blog porque quero ter algo para me orgulhar futuramente e no momento atual é ele que faz tirar forças do fundo da alma para persistir no sonho e torná-lo realidade. Eu escrevo esse blog como um diário da minha jornada, colocando as coisas boas, as coisas não tão boas, meus medos, minhas dificuldades, o que funciona e o que não funciona tão bem assim... E se tivesse algum retorno de alguém que se identificasse com a situação, que ótimo! Seria um lucro pessoal! Confesso a vocês que fiquei bem surpresa e feliz com o boom do blog! Vendo esse sucesso, o blog deixou de ser algo tão restrito e solitário entre minhas divagações e passou a ser mais "público" e algo que eu tenho um orgulho enorme, pois sei que não estou só!!

E então vem a segunda pergunta...

PORQUE VOCÊ COMPARTILHA TANTO CONHECIMENTO?

Vamos enumerar para que o nosso amigo possa entender...
  • Porque posso ajudar a outros que estão na mesma situação;
  • Porque sou proativa e solícita por excelência;
  • Porque fico feliz pela felicidade do outro;
  • Porque posso fazer a diferença, mesmo que ínfima, na vida de alguém;
  • Porque me faz ser uma pessoa melhor;
  • Porque não há nada pior do que a falta de conhecimento!
Acho que deu né? Um colaborador lindo, o Victor Scarpa Neto, me mandou um email com uma nota de rodapé ímpar que dizia o seguinte:

Se você tem uma maçã e eu tenho outra; e nós trocamos as maçãs, então cada um terá sua maçã. Mas se você tem uma idéia e eu tenho outra, e nós as trocamos; então cada um terá duas idéias.(George Bernard Shaw, 1856-1950)

E deixo ao autor da tréplica infeliz que originou esse originou esse post, uma pergunta bem simples: Tem coisa melhor que compartilhar?

Queridos! Refaço o meu apelo para que fiquem longe de pessoas que tem um certo prazer em se achar que são os mais espertos e com a intenção de dar aquela pisada básica nos outros... No fundo são uns loosers que não acrescentam em absolutamente nada a vida de ninguém! E os proíbo de se tornarem pessoas assim! Quero agradecer de coração a todas as pessoas que me veem como inspiração. Tenham certeza de que não importa quanto tempo, ainda chegará o dia no qual todos aqueles que realmente estão empenhados nessa megaempreitada, irão estufar o peito e dizer do grande orgulho que foi superar os próprios limites para alçar o nobre objetivo de ser diplomata.

De brinde deixo um texto lindo que recebi do meu pai por email e que encho os olhos d'água toda vez que eu o leio.


Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio,falando-lhes da marca que cada um deleshavia deixado.

Chamou cada um dos estudantes à frente da classe, um a um. Primeiro, contou a cada um como haviam deixado marca na vida dela e na da turma. Logo presenteou cadaum com uma faixa azul impressa com letras douradas, na qual se lia: “Quem sou deixa marca.”

Por fim, a mestra decidiu fazer um projeto de aula para ver o impacto que o reconhecimento teria na comunidade.

Deu a cada aluno mais três faixas azuis e lhes pediu que levassem adiante esta cerimônia de reconhecimento. E que deveriam acompanhar os resultados, ver quem premiou quem, e informar à turma no final de uma semana.

Um dos alunos foi ver um jovem executivo de uma indústria próxima e o premiou por tê-lo ajudado com o planejamento de sua carreira. Deu-lhe uma faixa azul, e colou-a em sua camisa.

Em seguida deu-lhe as duas faixas extras e lhe disse: “Estamos fazendo em aula um projeto de... ‘reconhecimento’, e gostaríamos que você encontrasse alguém a quem premiar e lhe desse uma faixa azul.”

Mais tarde, nesse mesmo dia o jovem executivo foi ver seu chefe que tinha reputação de ser uma pessoa amargurada, e lhe disse que o admirava profundamente por ser um gênio criativo.

O chefe pareceu ficar muito surpreso. Então o jovem executivo lhe perguntou se ele aceitaria o presente da faixa azul e se lhe dava permissão de colocá-la em sua camisa.

O chefe disse: “Bem…claro!” Então o jovem executivo pegou uma das faixas azuis e a colocou no casaco do chefe, bem sobre seu coração e oferecendo-lhe a última faixa, perguntou: “Poderia pegar esta faixa extra e passá-la a alguém mais a quem queira premiar?” “O estudante que me deu estas faixas está fazendo um projeto de aula, e queremos continuar esta cerimônia de reconhecimento para ver como vai afetar as pessoas.”

Nessa noite, o chefe chegou em casa, sentou-se com seu filho de 14 anos, e lhe disse: "Hoje me aconteceu algo incrível! Estava no meu escritório e um de meus empregados veio e me disse que me admirava; então me deu uma faixa azul por me considerar um gênio criativo". “Imagina! Ele pensa que eu sou um gênio criativo! Logo me pôs uma faixa azul que diz:

‘Quem sou deixa marca.’

“Deu-me uma faixa extra e me pediu que encontrasse alguém mais a quem premiar. Quando eu estava dirigindo para casa esta noite, comecei a pensar a quem poderia premiar com esta faixa, e pensei em ti. Quero premiar a ti.”
“Meus dias são muito agitados e quando venho para casa, não te dou muita atenção; grito contigo por não tirar boas notas e pela desordem em teu quarto…”
“Por isso, esta noite, só quero sentar-me aqui e bem te dizer que és muito importante para mim.”
“Tu e tua mãe são as pessoas mais importantes em minha vida. És um grande garoto e te amo muito!”

O garoto surpreendido começou a soluçar e a chorar e não conseguia parar. Todo o seu corpo tremia.

Olhou para seu pai e entre lágrimas lhe disse:

“Papai, momentos atrás me sentei em meu quarto e escrevi uma carta para ti e para mamãe, explicando porque tinha tirado minha vida, e lhes pedia que me perdoassem.”
“Ia me suicidar esta noite depois de vocês terem dormido. Eu pensava que vocês não se importavam comigo.”
“A carta está lá em cima, mas não creio que eu vá precisar dela, depois de tudo o que conversamos.”

Seu pai subiu ao segundo piso e encontrou a carta, sincera e cheia de angústia e dor.

No dia seguinte, o chefe regressou ao trabalho totalmente modificado. Já não estava amargurado, e se empenhou em fazer todos os seus empregados saberem que cada um deles faz a diferença.

Por outro lado, o jovem executivo ajudou muitos outros jovens a planejarem suas carreiras, inclusive o filho do chefe, e nunca se esqueceu de recordar-lhes que eles deixavam marcas em sua vida.

Ainda mais, o jovem e seus companheiros de classe aprenderam uma lição muito valiosa.

“Quem és, deixa marca”.

Por favor, quero que saibas que tu és importante ou não terias recebido isto.

Estou passando a faixa azul para ti. Quem és deixa marca!

Não tens nenhuma obrigação de enviar isto a alguém... Podes deletar ou passar adiante esta mensagem. Mas,se tens alguém que significa muito para ti, te recomendo que lhe envie a mensagem, fazendo essa pessoa saber que para ti ela faz a diferença.

Tu nunca saberás a diferença que um pouco de motivação pode fazer em uma pessoa.


Lindos e lindas! Saibam que vocês ocupam um lugar muito especial no meu coração e torço muito por vocês!

Um comentário:

  1. Agora que lhe conheci, agradecerei a Deus, sempre, por você existir.

    Ricardo dos Santos

    ResponderExcluir