terça-feira, 22 de março de 2011

O Mistério do Curso Clio a 20.000 reais

Queridos...

Eu recebi um email supersimpático da Juliana M. da Silveira, do Rio, contando um pouquinho da história dela e tal, mas o dado que mais me chamou a atenção é a respeito de uma informação de que, para se fazer o Curso Clio na modalidade regular, com as 22 ou 24 semanas (aproximadamente), se gastaria a bagatela de 20.000 reais, sendo que cada matéria seria em torno de 2.300 reais.

Que história é essa dos 20.000 reais? E vem a pergunta. É por mês, por curso... Como assim? Eu particularmente acho que isso é algum tipo de "lenda urbana" para deixar todo mundo alvoroçado. Algum de vocês, estimados leitores, chegou a ouvir isso de alguém? Se alguém já fez esse curso regular, esse valor procede mesmo? Eu já mandei um email com uma penca de perguntas para o Curso Clio a esse respeito.

Estou no aguardo das respostas.

19 comentários:

  1. Andréa,eu estou bastante inclinado a fazer o curso regular lá, que segundo me disseram quando estive no curso pouco antes do carnaval começará na segunda quinzena de abril... e, ainda não fiz a conta exata, mas é isso mesmo, vai ficar entre uns 16 e 18 mil... é uns 2 mil e tal por matéria.

    Infelizmente, ao menos para mim, este preço não é mera "lenda urbana"...

    ResponderExcluir
  2. Em tempo... esse lance de mandar email para o Clio é complicado! Mandei um há mais de um mês e nada! Por isso fui até lá...

    ResponderExcluir
  3. Para JJ

    Querido espero não ter sido mal interpretada. Se realmente for esse valor por matéria, mesmo que seja para fazer uma matéria, sem dúvida que é um roubo independentemente da condição economica do candidato. O que eu quis dizer é que parece muito surreal colocarem um preço desse, sendo que há uma certa concorrencia no mercado. Quem é que iria pagar esse valor se existem outros cursos preparatórios, não é mesmo?

    Como você foi lá, esse valor é calculado como? É parcelado, se paga a vista, é um pacote? Poderia me explicar para eu colocar aqui no blog?

    ResponderExcluir
  4. Andréa, antes de mais nada nem de longe você foi mal interpretada. É, sem a menor dúvida, um absurdo o valor do Clio! No meu caso, por exemplo, como você sabe o que eu faço e como anda minha vida pessoal atualmente, pode imaginar o impacto desse montante nas minhas finanças, contudo, aqui no Rio de Janeiro acho que o Clioo cobra o que bem entende porque não há concorrência em termos de preparação através de aulas presenciais! E olha que quando fui lá vi bastante gente estudando ali, o que mostra que existe demanda para o que eles oferecem, e ao que tudo indica essa demanda atende ao acharque monetário ali praticado se o candidato desejar ter um professor fisicamente presente nas aulas...

    Com relação ao pagamento, o valor poderia ser pago em 8 parcelas, e há um desconto sobre o valor total dependendo da quantidade de módulos a serem cursados... vou te mandar no email a última tabela de valores, que segundo me informaram na secretaria não deve estar muito diferente da que será utilizada esse ano!

    ResponderExcluir
  5. Cada matéria custa 8x 240 (1.920,00). O curso de PI é mais caro: 8x 390 (3.120,00)..é realmente um ASSALTO!

    O CURSO REGULAR é um curso básico, com aulas expositivas, destinado aos
    candidatos que estão iniciando a preparação para o Concurso de Admissão à
    Carreira Diplomática (CACD). Tem duração de 22 semanas, cada disciplina tem
    uma aula por semana (duração de 1,5h) e o curso é oferecido 3 vezes ao ano,
    geralmente em março, junho e setembro.
    ***INÍCIO: EM 30/04/11

    ResponderExcluir
  6. Senhores, realmente isto eh um assalto!
    8 x R$390 por 22 semanas = (5,5 meses)de aula. Tem uma disciplina - Politica Internacional - que custa ainda mais que isso...
    Existe outra opcao: CURSO CELP
    Fica no quinto andar do numero 13, na rua 13 de maio, ao lado do Teatro Municipal.
    www.celpconcursos.com.br
    Tem menos de 1 ano de CADC. o CELP nao tinha boa divulgacao, por isso voces nunca ouviram falar. Novas turmas serao abertas. Eu conversei muito com o dono, que me prometeu abrir mais turmas. A "grosso modo", em 2010 o CELP ofereceu turmas com o dobro do numero de horas/aulas que o Clio oferece, pela metade do que eles cobram.
    Segue o nome de alguns profissionais de la:
    Rickson Rios - Direito Internacional
    Luigi Bonafe: Historia: (la pro meio do ano)
    Literatura/Portugues: Braulio Fernandes (ele quer abrir turma de redacao voltada p/CACD)
    Marcelo Rosenthal:Portugues(hoje foi a ultima aula)
    Meu nome eh Tiago Teixeira. Meu email eh tiagolat@hotmail.com / celular:21-8058-5858
    Quanto mais alunos se interessarem, mais facil fica p/abrir turmas no CELP.Assim, podemos estudar POR UM VALOR DIGNO e JUSTO.
    Estou disponivel para esclarecer suas eventuais duvidas, porque nao posso pagar pelo Clio, entao saio ganhando do mesmo jeito.
    Saudacoes cariocas e bons estudos (ja estou me preparando para 2012! )

    ResponderExcluir
  7. Outro professor do CELP eh o DIEGO ARAUJO CAMPUS, professor de Politica Internacional. Quem nao pode pagar o Clio, nao precisa ficar sem estudar: busque o curso CELP! Vale a pena! O curso estah crescendo, investindo em infraestrutura, propaganda, contratando mais professores (alguns bem famosos) e ouve o que os alunos tema dizer. Tentem. O valor eh bem em conta, acho que vale o custo-beneficio. Nao precisa ser rico pra ser diplomata, + cedo ou + tarde vc vai ter que estudar (muito) sozinho...

    Tiago Teixeira / tiagolat@hotmail.com
    Abraco

    ResponderExcluir
  8. O Clio virou um "curso-caca-niqueis". Ja foi bom, mas acho que se prostituiu, ou se corrompeu em alguma medida. O dinheiro muda as pessoas. LSegundo um amigo meu que estuda economia brasileira naquele curso, la funciona assim: se vc estuda e faz perguntas dificeis na turma regular, avisam que isso tem q ser tratado na turma avancada, senao "vai confundir a turma". Mas p/vc quer se matricular na turma avancada, vc primeiro tem q ter cursado a turma regular. Resumo: maos ao alto!

    ResponderExcluir
  9. Para o Anônimo que faz propaganda do Curso CELP: não fale do que não tem certeza, pois visitei o site e não vi o nome do Prof. Luigi. Até onde eu saiba ele é professor exclusivo do Curso Atlas. Evite especulações. De resto é muito boa a sua iniciativa de divulgar o curso, mas apenas coloque coisas que você tem 100% de certeza e que as pessoas tenham como comprovar isso como visitando o site.

    ResponderExcluir
  10. Inegavelmente o valor é alto. Não sei se chega a ser um roubo, dado que o curso tem cerca de 97% de aprovação. Essa taxa acaba com qualquer concorrência possível.
    O valor total sai em torno disso mesmo, mas é possível não fazer algumas matérias de acordo com o diploma de gradução.
    Graduados em Direito, por exemplo, não precisam cursar Direito Internacional nem Interno.
    Outra coisa: é bastante difícil ser aprovado cursando apenas o curso regular. Pode ser preciso fazer o avançado, o de exercícios, etc., etc.
    Muita gente considera um investimento que vale a pena face ao salário da carreira.

    ResponderExcluir
  11. Thiago, o que você acha que vale mais a pena: pagar muito por algo que funciona, ou pagar menos, por um curso em estágio inicial?
    Mais do que saber o conteúdo, em concursos públicos é essencial saber o que a banca pensa do conteúdo. E o Clio já está nesse estágio há muito tempo.

    ResponderExcluir
  12. Para Rafael: Em primeiro lugar, onde é que estão os nomes dos 97% que passam? É muito fácil jogar um percentual altíssimo para todo mundo comer com farinha e ficar intimidado. Tem 97% de aprovação? Então tá, agora quero nomes!

    Segundo: se você acha que o valor que o Clio cobra não é caro, você tem um SÉRIO probleminha, pois um valor como o do Clio ultrapassa totalmente as raias do razoável num pais que muita gente ganha muito mal e literalmente sobrevive ao invés de viver. E mesmo quem tem alguma condição tem que se virar bastante também.

    Terceiro: não caía nessa história de que o cara que fez uma faculdade que tem a ver com alguma matéria do edital não vai refazer. Vai sim, porque via de regra na faculdade não se aprende simplesmente nada. Sou graduada em direito e tive apenas uma mera pincelada em internacional e olhe lá.

    Quarto: todos os cursos, inclusive o Clio já tiveram um estágio inicial, com seus problemas também (muitos que se perpetuam até hoje).

    ResponderExcluir
  13. Andréa K., pelas respostas que você dá às pessoas que se importam em responder a seu post, diria que você já sabe tudo e tem certeza do que quer. Por que a dúvida? Vai fazer o que lhe dá na telha e pronto.

    ResponderExcluir
  14. Andrea,
    todos os nomes estão no site do Clio, desde 2004: http://www.cursoclio.com.br/o-curso-clio/indices-de-aprovacao.asp. Inclusive, dá pra conferir lá os cursos e as graduações que os aprovados fizeram.

    ResponderExcluir
  15. Para Carlos Renato: muito obrigada pela informação querido! Eternamente grata!

    ResponderExcluir
  16. Fui aluna do Clio e acho que vale cada centavo. Os professores são preparadíssimos e tem excelente didática. Ter excelentes profissionais, dedicados e de altíssimo nível, não é barato. Talvez em um país em que se valorizem professores isso não pareça um "assalto".

    ResponderExcluir
  17. Assim funciona o sistema meus caros, cursos como Medicina e Diplomacia são para os ricos e seus herdeiros. Não é interessante que alguém do povo faça parte disso...reflitam.

    ResponderExcluir