quinta-feira, 3 de março de 2011

O Mistério da Bibliografia...

Queridos amados antes de tudo, quero dizer que o aniversário deste blog passou batido! Sim... O primeiro post dessa minha saga dramática digna de Oscar foi veio a público dia 19 de fevereiro. Que vergonha, mas abafa!

Então... Depois da novela do edital ficou a pergunta... Onde está a bibliografia do digno CACD?

Assim como eu, muita gente olhou, procurou, viu de volta, imprimiu para se certificar que a ausência de bibliografia era algo REAL! É lindos... Não há absolutamente NADA escrito em termos de bibliografia... Nem uma letrinha! Embora eu fui capaz de ver uma mensagem subliminar que dizia em termos bem claros: SE VIRA NOS TRINTA AMIGA!

E esta aspirante vai compartilhar com vocês alguns livros que considero úteis para o estudo rumo ao nosso objetivo, tanto para aqueles que já estão no bonde quanto para quem está começando a jornada. (Que coisa mais de Pokemon! Jornada...) Tem bastante coisa para ler, divirtam-se.

1. História da Política Exterior do Brasil - Amado Cervo e Clodoaldo Bueno
Quem teve aula com o Luigi Bonafé sabe do apelido infame que ele colocou - A BÍBLIA VERMELHA! - Brincadeiras a parte, esse livro não é um livro mas O LIVRO. Com o concurso batendo às portas, se tem um ÚNICO LIVRO que seria bom de ler é esse! Pegar a edição mais recente, que tem a capa vermelha!

2. Formação Econômica do Brasil - Celso Furtado
Ótimo para conciliar história do brasil com economia. A versão comemorativa tem textos de diversas pessoas que explicam a visão de Furtado. Muito bom.

3. Casa Grande e Senzala - Gilberto Freyre
A fama que esse livro tem não é por acaso!É um livro excelente que aborda antropologia, sociologia e história. Não se assustem com o tamanho do livro (principalmente a versão mais recente comemorativa), pois muitas páginas são só de referencias bibliográficas e notas. Eu tive a impressão de que é uma leitura que te atiça a ver o que acontece e porque algumas coisas são como são. Estou na metade mas quero terminar de lê-lo.

4. Raízes do Brasil - Sergio Buarque de Holanda
Aborda história com antropologia. É um livro médio com umas 200 páginas. Não tem a dose de lirismo de Freyre mas é bom também.

5. História do Brasil - Boris Fausto
Acredito que seja o primeiro nome quando se pensa em História do Brasil. Essa versão é uma versão mais completa da "História Concisa do Brasil". Tem um linguajar fácil também.

6. Direito Internacional Público - Valerio Mazzuoli
O livro das "1001 páginas" (mentira porque tem um pouquinho a mais... umas 100 só). Acredito que seja o livro mais completo que há no mercado e esta aspirante não teve a coragem de lê-lo ainda. É ideal para quem já leu algum outro livro de direito internacional como o do famigerado Hildebrando Accioly. Para quem é ainda marinheiro de primeira viagem (leia-se: quem nunca antes na vida ouviu falar em direito internacional) não acho que seja uma boa pedida porque encarar um calhamaço de mais de 1000 páginas de primeira é meio tenso! Haja sanidade mental para não jogar o livro pela janela! Já estão avisados. É bom, mas tem que ter muita paciência e tempo! Sugiro a coleção leituras jurídicas da Atlas ou algum pocket de resumo jurídico da Saraiva no tema de direito internacional que resolvem problemas na primeira fase... Agora para uma terceira fase... Vamos ter que encarar...
Comentário in-off SÓ com a mulherada: Procurem a foto do Mazzuoli e me digam se não pensam assim: "Ô aqui em casa!". Só de ver o sorriso colgate dele, um livro de 1100 páginas torna-se inexplicavelmente mais atrativo.

7. Política Externa Brasileira - Letícia Pinheiro
É um pocket com muita informação importante e tem 70 páginas... É para ler numa sentada!

8. Con Test Inglês para concursos - Maria Lina Garrido e Clese Mary Prudente
Ele vem com questões de provas de concursos em geral e um suplemento gramatical. Para começar é uma boa, mesmo porque a primeira fase em inglês não vai sair da esfera de interpretação de texto e exercícios de vocabulário.

9. Os manuais do candidato da Funag.
Já falei deles antes e são encontrados em http://www.funag.gov.br/biblioteca-digital/manuais-do-candidato. São de graça... O porém é imprimir... Eu imprimi e ainda gastei 300 reais! Alguns não valem nada, então dá uma olhadinha por cima no PDF e se gostar imprime. E ainda funciona como elemento decorativo: é uma grande pilha de papel que tem mais de meio metro. Ideal para ser suporte de tampo de mesa de centro! Brincadeira hein povo!

10. O Livro na Rua - Série Diplomacia http://www.funag.gov.br/biblioteca-digital/o-livro-na-rua-serie-diplomacia
Livretinhos para a cultura geral. Bem legal também.

Pimpolhos é isso. Se alguém quiser indicar um livro que já leu e que acha legal para o concurso me escreva! Assim vamos fazendo a nossa listinha.

5 comentários:

  1. Andréa, se me permite a sugestão, acho que para aqueles que não estão muito familiarizados com o Direito em geral, e com o Direito Internacional em especial, uma boa pedida seria o Direito Internacional Público: Curso Elementar (Francisco Rezek). O autor dispensa cometários e a abordagem é de fácil compreensão mesmo para quem não lida com a área jurídica...
    De resto concordo contigo... se nada foi feito, recorrer a Cervo e Bueno, Bóris Fausto, Celso Furtado, mas ainda incluiria ao menos Era dos Extremos e Nações e Nacionalismo desde 1870, ambos do Eric Hobsbawm e alguns livrinhos de autores como o Demétrio Magnolli, fininhos e baratinhos (dá para ler no engarrafamento, na sala de espera do médico, no metrô...), como Terror Global, Novas Geopolíticas, UE- História e Geopolítica, A Nova Ordem Mundial (Vesentini) e por aí vai!

    Espero estar colaborando!

    Beijo e se cuida

    ResponderExcluir
  2. Ola, adorei o blog! Comecei a me interessar pela carreia diplomática agora e estou anos luz atrasada, qualquer ajuda me é válida! Fiquei de cabelo em pé qdo vi os preços dos cursinho preparatórios, sem condições pra mim..vc acha possível alguém passar sem fazer esses cursos? outra coisa, onde encontro os manuais do candidato? no site da funag só tem 3!!!
    Desde já agradeço!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Para Silvia: Pois é! Só tem 3 mesmo. Me mande um email que eu mando todas elas!

    ResponderExcluir
  4. Para Silvia (de novo): então, realmente os preços são bem salgados. Sobre a questão de passar numa primeira fase (o concurso tem 4!) sem cursinho, pela experiencia que eu estou tendo é meio complicado, porque envolve muita disciplina e o tempo é bem maior, um ano ou dois só para a primeira fase. Fazer as outras fases nem pensar sem um cursinho (ou um bom professor de redação, no caso da segunda fase).

    Eu por exemplo, estou fazendo um corte drástico de coisas para poder pagar o Clio, até porque fiquei impressionada pois eles aprovaram todos que passaram neste último comcurso e mesmo fazendo o bolsão deles tive um rendimento muito abaixo do que eu esperava. A preparação sim envolve um custo financeiro e de tempo muito alto infelizmente.

    ResponderExcluir
  5. Oi Andrea, obrigada pelas dicas e pela disponibilidade em ajudar. Meu e-mail é busco.concurso@gmail.com Se vc puder mandar os demais manuais do candidato eu agradeço.
    Com relação ao curso eu vou pensar, mas acho que realmente é MUITO dinheiro pra um curso seja do que for. Mas vamos ver.. rs. Boa sorte para gente! Bjs

    ResponderExcluir