domingo, 30 de janeiro de 2011

Caminho das Pedras

Antes de começar quero dizer que estou muito feliz pelas pessoas que comentam e que me mandam emails. Amo todos vocês!

Recebi faz um tempinho um email simpático do Pablo Zuazo e hoje um outro email muito fofo do João Privatti e isso me deu inspiração para escrever sobre os percalços que NINGUÉM conta em detalhes e pelos quais eu e muitos candidatos estamos passando. Bom para quem ainda é meio leigo no esquema.

1. Investimento: custa CARO, MUITO CARO ser aspirante à Diplomata. É triste dizer isso e autoexplicativo... É curso de idiomas, gasto com livros e até já cogitei uma mudança de cidade, mas por enquanto é inviável. Portanto se você que está lendo mora em São Paulo capital ou em Brasília, pare de churumelas porque os melhores cursos estão nessas duas cidades.

2. Estudo a longo prazo: não existe essa história de neguinho que passa pelas 4 fases de prima... Isso non exciste já dizia o Padre Quevedo! Todo mundo, seja quem está entrando ou quem já está no esquema, sabe que o CACD é um comcurso de preparação de longo prazo... Se você NÃO ESTÁ PREPARADO MENTAL E FISICAMENTE para sacrificar, pelo menos de 2 a 3 anos ou mais da sua vida em cima de muitos livros... Jogue tudo para cima e vire hippie meu bem! Decididamente não é a sua praia.

3. Sacrifícios sempre: antes de entrar, lá dentro no curso de formação e depois quando começar a entrar em campo! Esqueça essa história de vida plenamente resolvida estando lá dentro. Para subir na carreira (e no salário), só com Centro de Altos Estudos/Curso de Aperfeiçoamento de Diplomatas, pimpolho(a). É trabalho, muito trabalho! E também faça o favor de despachar qualquer pessoa que não veja com bons olhos essa escolha que é ser diplomata, seja conjuge, namorado, ficante, amante... Dói, mas quem abraçou a carreira diplomática como plano de vida tem que estar preparado para partidas e despedidas. Eu fiz isso e não me arrependo.

4. Não queira devorar uma pilha de livros e achar que vai entender tudo só de ler... É humanamente impossível. Eu imprimi quase todos os manuais da FUNAG e tudo dá um meio metro só de altura... Saca o drama! E além do mais a média de páginas dos livros estudados, sejam os obrigatórios, sejam de leitura de base e/ou leitura suplementar gira em torno das 300, 400 (respira fundo!). Meu conselho precioso: dois na verdade. 1. Revezar entre 2 ou 3 de matérias diferentes para não cansar demais a mente. 2. Fazer aquela "moldura" de comentários pertinentes em cada página nos livros ou em algum papel a parte... Coisa de três a cinco linhas... Demora? É... Mas quer ler tudo de novo? Absolutamente fora de questão!

5. Agenda: Parece brincadeira, mas eu acho essencial, porque estabelecemos metas (por gentileza colocar coisas POSSÍVEIS, ok!) e isso ajuda a gente ir em frente mesmo quando queremos jogar tudo para o alto pensando "o que eu estou fazendo aqui!". E convenhamos que não tem nada melhor do que no final do dia, a gente colocar um OK ou riscar o item da listinha!

6. Jornal é SAGRADO e irá lê-lo todas as manhãs, bem como acessará a sala de imprensa do MRE pelo menos para dar uma olhada nas manchetes (é muita coisa para ler, não dá para ler tudo!)

7. LEIA BONS LIVROS DE AUTO-AJUDA!... Já estou preparada para as pedras que vão me jogar em 3, 2,1... E olhe que eu sou muito, mas muito cética para essas coisas de auto ajuda, porque tem muita coisa estilo caça-níquel nas livrarias! Porque que eu falo isso? Parece brincadeira, mas para quem entra de cabeça num concurso como é o CACD precisa antes de tudo, nutrir a alma para encarar todos os percalços, as dificuldades, a sensação de não estar fazendo o suficiente, as preocupações diárias, as dúvidas, entre tantas outras coisas. Eu aconselho ler de mente aberta aquele livro "O Segredo", da Rhonda Bryne (que surpreendentemente está dificil de achar!) e tê-lo como livro de cabeceira.

É isso queridos leitores!

sábado, 29 de janeiro de 2011

Guia de Estudos

Criançada... No link abaixo está o temido Guia de Estudos... Que nada mais é do que mostrar como devemos responder as provas da 3ª Fase! Divirtam-se! Só não se joguem pela janela por mais que dê vontade!

Guia de Estudos 2011

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Eu consegui!!!

Parece até sobrenatural, mas FINALMENTE EU CONSEGUI falar com os dignissímos do Curso Atlas e descobri porque diabos eles não recebiam meus emails: o endereço de Porto Alegre não funcionava (mas eles deixaram lá no site... Que uó viu!)

Então, eu mandei um email para o outro email que estava lá no site e aguardo a resposta deles com todos os detalhes, mas já vou adiantando as informações que eu consegui pegar com a secretária deles.

- Curso a distância começará em março.
- As aulas serão ao vivo numa sala virtual do próprio curso.

Mais detalhes eu coloco aqui!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Alguém da CESPE atendeu ao meu convite...

Lembram que eu me questionei se a CESPE precisava de um convite para abrir o edital? Pois então ele saiu (veja aqui)! E A PROVA DA PRIMEIRA FASE SERÁ DIA 10 DE ABRIL...

Detalhe: o anexo programático saiu, mas onde está a bibliografia? Será que a CESPE está empregando a tecnologia inédita da telepatia? Ok. Admito que a bibliografia do edital anterior estava totalmente desfasada, com livros já fora de edição, mas não custava tanto colocar pelo menos o link da Fundação Alexandre de Gusmão, só para não fazer feio.

PS: valeu IVY por ter me avisado!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cólicas e a pergunta que não quer calar

QUANDO SAIRÁ O EDITAL!

Sério... Essa CESPE sinceramente quer fazer algum tipo de joguete psicológico. Já é costume divulgarem o edital em cima da hora, logo o candidato tem que basear seus estudos no edital anterior. A Dilma já assumiu, tudo voltou a normalidade... Será que falta um convite a CESPE para que eles encarecidamente abram o edital?

PS: alguém sabe porque o site do Curso Diplomacia saiu do ar?

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Novidades!

Então, como já postado, o Curso Atlas não me deu nenhum retorno dos meus emails enviados e telefonemas feitos. E quero agradecer profundamente ao querido de Foz de Iguaçu (Anônimo), que SIM... ELE CONSEGUIU MILAGROSAMENTE FAZER ALGUM CONTATO TELEPÁTICO com esse povo nada solícito do Atlas.

Segundo informações que ele conseguiu o babado é esse: curso extensivo de março a dezembro, apenas com audios em mp3 (sem video), pela simploria bagatela de 4500 REAIS... VOCÊ NÃO LEU ERRADO!!

Isso para mim, que já estou devidamente vacinada de desmandos nessa seara de cursos preparatórios, tem nome e se chama vulgarmente de ROUBO! Que passa na mente dessas criaturas?

Só áudio? E cadê uma amostra acerca da qualidade desses audios no site? Sabe Deus! É aquele caso clássico de você pagar primeiro, receber algo ruim depois e ter que se conformar com isso porque já recebeu e agora tem a obrigação de pagar. E os materiais suplementares e todo o suporte necessário que um aluno que não pode ir para Porto Alegre precisa? Está onde?

Pergunta capciosa: como é que se aprende, por exemplo, Economia ou mesmo História sem qualquer esquema ou gráfico?

Esse povo de curso preparatório tem que aprender uma lição BEM SIMPLES... Pagamento sim... mas com contraprestação digna!!!

E se alguém do Atlas estiver lendo isso aqui, por gentilieza faça o favor de me explicar todos os pormenores, pois não só eu como todos que visitam o blog tem interesse em saber.

Sem mais.