segunda-feira, 4 de julho de 2011

Troca de informações

Então queridos, como estão?

Jogo rápido: visto que (felizmente) este blog se tornou uma referência sobre o CACD, gostaria que as pessoas que estão fazendo cursinhos (ou que estão estudando por conta como eu), dessem o seu depoimento ou alguma contibuição sobre método de estudo e/ou bibliografias. Não quero deixar o blog parado!

Boa semana!

2 comentários:

  1. Estou estudando sozinho por enquanto. Devido ao grande número de assuntos para estudar, me preocupei bastante em fazer uma alocação eficiente do tempo. Para tanto, fiz uma planilha detalhada no Excel, calculando o tempo de acordo com o peso de cada matéria (com base no último edital) e também com meu nível percebido em cada uma. Quanto maior o peso e menor o meu nível, mais eu tenho que estudar aquela matéria (parece muito óbvio, mas a tendência natural é estudar mais o que mais gostamos).
    Dividi meu tempo em bloquinhos de meia hora, e procuro alternar bastante as matérias (nunca mais de uma hora seguida da mesma), e sempre com intervalos a cada hora e meia de estudos. E sempre que possível alternar leitura com exercícios (não estou fazendo resumos por enquanto).
    Espero que os colegas compartilhem métodos e dicas também, abraços!

    ResponderExcluir
  2. Já que ninguém se animou a postar mais dicas, aqui vão mais algumas que tenho usado. Para as línguas estrangeiras:
    - Vale a pena ler revistas e jornais online. Recomendo especialmente "Foreign Policy", "The Economist", "El País" e "Le Monde" (Se tiver um kindle ou similar, é uma mão na roda baixar pelo programa Calibre). Não só pela prática da língua em si, mas porque neles você sempre pode selecionar assuntos relevantes para o concurso.
    - Mesma coisa vale para podcasts nessas línguas. Destaco a vantagem de você poder escutá-los num mp3 player enquanto se exercita ou faz certas tarefas domésticas. Bons Podcasts podem ser baixados em: http://www.rtve.es/podcast/ e http://www.rfi.fr/emissions (também é possível escolher só temas relevantes para o concurso!)
    Andréa, você poderia deixar algumas dicas também, mesmo que já tenha feito isso posts anteriores (seria bom reuni-las num só lugar).

    ResponderExcluir