1. Estou puta com a LFG pelo descaso com a matéria de Direito Internacional que consta do programa. Um entra e sai de professor. Matéria pela metade. Falta de consideração para os alunos e de pulso firme deles com seus contratados. Fica o protesto, porque mudar as regras do jogo no MEIO do jogo é uó né!!! Para acabar com a paciência de qualquer mortal!
2. Link Jóia: Temas Políticos e Relações Bilaterais
Para quem leu o edital, provavelmente ficou se perguntando como iria dar conta daquele item "das relações bilaterais brasileiras" que assusta pela quantidade de desdobramentos. Pelo menos esse problema acabou. É um link muito interessante com cronologia de eventos importantes que dão um panorama geral das relações bilaterais do Brasil com o resto do mundo! Quase tudo mesmo! Poucos são os países não tem absolutamente nada de relações bilaterais com o Brasil.
3. Momento divã
Acho que todo o candidato que está pagando os suados 120 reais de taxa de inscrição porque REALMENTE está como diríamos em espanhol, "con ganas de" seguir essa profissão tão peculiar (cortem os 85% ou mais que caem de pára-quedas ok!) devia ter uma menção honrosa nem que fosse atrás da placa de acesso ao MRE em Brasília.
Eu sei que isso não vai acontecer, mas um sonho a mais não faz mal já dizia o refrão do Roupa Nova...
De qualquer forma... Mesmo não pegando tão sério o ritmo de estudo tanto quanto eu gostaria, senti que o negócio é para os fortes, LITERALMENTE... Experimenta ler o guia de estudos. Se você tiver sobrevivido só a avalanche de conteúdos citados meus parabéns. É uma coisa bem Lula, no sentido da sua pérola que ganhou a posteridade: "nunca antes na história desse país" um concurso terá tantos conteúdos! Concurso da PF? Auditor Fiscal da Receita Federal? AGU? Me desculpem, mas esses são para os fracos!
Brincadeiras a parte, realmente é um concurso que impressiona tantos pelos atrativos quanto pelas dificuldades. Numa frase menos pomposa de próprio punho: É tudo sobre tudo! História Geral e História do Brasil, Português, Geografia, Economia, Política Internacional, Direito, Inglês, Francês, Espanhol... Decididamente não é para qualquer um não! E para quem só teve Direito... É normal se sentir uma idiota desesperada! Devia ter feito Relações Internacionais.
UPDATE! Mas tenho também notícias ótimas: conheci uma menina que está fazendo o curso da carreira junto comigo e ela é uma graça. Ela é japonesa nata, fala um português que deixa muita gente no chinelo e nos damos muito bem. Uma amigona mesmo! Ela gosta muito do Brasil e trabalha aqui como funcionária do Ministério das Relações Exteriores japonês, aqui no Consulado do Japão em Curitiba. Tenho aprendido muita coisa boa com ela e vejo que realmente não me arrependo de ter escolhido esse caminho para me realizar como pessoa! Um beijão enorme para você Michiko-chan!
PS: Tenho dois seguidores no blog! Fico feliz com isso também!