tag:blogger.com,1999:blog-4479154654612685946.post6265828211221596767..comments2022-03-24T17:13:41.165-03:00Comments on Aspirante a Diplomata: Julho: um mês perdido!Andréa K.http://www.blogger.com/profile/02695711531264811486noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-4479154654612685946.post-23165042944163670672011-08-03T15:38:02.323-03:002011-08-03T15:38:02.323-03:00Andréa, eu estava com uma dúvida até pouco tempo, ...Andréa, eu estava com uma dúvida até pouco tempo, fui ler com mais atenção o edital e compartilho aqui uma armadilha potencial. <br />O edital diz que a Quarta fase (Francês e Espanhol) é "classificatória". Isso pode levar o candidato desatento a neglicenciar o estudos dessas línguas! Na prática, essas provas são eliminatórias também, pelo simples fato de que só serão chamados os N primeiros (N= número de vagas). Apenas na hipótese (quase impossível) de que passassem para a quarta fase N ou menos candidatos é que as provas da quarta fase teriam valor meramente classificatório. Portanto, estudem Francês e Espanhol com a mesma atenção que as demais matérias!<br />(A propósito, eu estudo sozinho inclusive essas línguas, e estou satisfeito com o rendimento)Ricardo Souzahttps://www.blogger.com/profile/01224710454485705276noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4479154654612685946.post-56455402636122727892011-07-28T17:51:34.086-03:002011-07-28T17:51:34.086-03:00Oi Andréa, gostaria de enviar minha pequena colabo...Oi Andréa, gostaria de enviar minha pequena colaboração para seu dossiê: <br /><br />1) Franquias ganham dinheiro pagando pouco aos professores. <br /><br />Nesses cursinhos com método padronizado, ninguém precisa saber ensinar, porque há um sistema , facîlimo de aprender. O professor é treinado para aplicar aquele método,e não para ensinar. O aluno aprende a se comunicar de modo funcional. Professor bom, experiente, não trabalha em franquia, porque não compensa .<br /><br />2) Nem todo falante, nativo ou não, tem capacidade para ensinar. <br /> <br />No Brasil, como há uma imensa carência de professores de idiomas, basta ter fluência nativa para conseguir trabalho na área. Há materiais didáticos , como os publicados pela Cambridge, por exemplo, que são excelentes, além de muito fáceis de se usar em sala de aula, o que facilita o trabalho. Mas ensinar é mais que orientar o aluno no uso de material didático. <br /><br />3) Professor brasileiro tem suas vantagens. <br /><br />Essa eu aprendi na prática. Para adquirir fluência oral e sotaque bonito, claro, o estrangeiro é imbatível; contudo, para a fluência escrita e a compreensão de textos no nível intermediário, é muito útil que o professor tenha um conhecimento profundo do português, além do idioma ensinado. <br />Sem isso, o professor não apenas não compreende os erros e dificuldades do aluno, como também não estabelece correlações entre os erros e a influência da gramática e da sintaxe do português, entre várias outras coisas. <br /><br />4)O melhor professor do mundo não compensa a falta de estudo individual. <br /><br />Se o aluno tem três horas/aula por semana e esquece do inglês/francês/espanhol no resto do tempo, não é possível reter regras, conceitos e vocabulário avançado. Não basta entender na hora da aula ; sem estudo individual, o aluno esquece.<br /><br />5)De todas as matérias no CACD, os idiomas são as de assimilação mais demorada. <br /><br />Idiomas não são conhecimento factual. Ninguém aprende um tempo verbal e sai usando, é um processo que leva tempo. Além do mais, a prova exige um domínio do inglês muito superior ao que uma universidade americana exige de um doutorando brasileiro.<br /><br />Abraços e parabéns pelo blog, <br />Marianamarilima06https://www.blogger.com/profile/10699734872589403452noreply@blogger.com